página inicial
mensagem diretoria
sobre a câmara
acordos
historico
como associar-se
negócios
comunidade
cultura e turismo
feiras
fotos
publicidade
filiais
patrocinadores
dados estatisticos
carta embaixador
contato
     email  e-mail
site criado e desenvolvido por WbCD

http://www.advocaciarsilva.com.br/

Portal do Estado de São Paulo

Cummins

J&J





Artigos de Peter Palms em Inglês

Brazilian Beef

Abitrigo

Café Mogi

Sadia

abef






abipecs

Download do Adobe Acrobat Reader

ENTREVISTA IGOR SHUVALOV- ASSESSOR DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA VLADIMIR PUTIN

No dia 17 de Novembro de 2004 no Hotel Intercontinental em São Paulo, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Rússia em São Paulo, Sr. Antonio Carlos Rosset F., entrevistou o Dr. Igor Shuvalov, Assessor do Exmo Senhor Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin.

Brasil-RussiaO Dr. Igor Shuvalov nasceu em 1967 na região de Magadan e graduou-se pela Faculdade Jurídica da Universidade Estatal de Moscou ( MGU ). Trabalhou como adido no Departamento Jurídico do Ministério dos Negócios Estrangeiros e, no setor privado, como Consultor Jurídico e Diretor de escritório de advocacia. Em, 1997, voltou ao serviço público, ocupando alta função na Administração do Patrimônio Público. De 1998 a 2000, presidiu o Fundo do Patrimônio Federal. De 2000 a 2003 foi Ministro-Chefe da Administração do Governo Federal. ( Chief-of-Staff do Primeiro Ministro Mikhail Kasyanov ). Nesse período ocupou a presidência da seção russa da Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia de Cooperação Econômico-Comercial e Científico-Tecnológica. Em 2003 tornou-se subchefe da Admnistração do Presidente da Federação da Rússia. Desde a reorganização da Administração da Presidência que ocorreu em março de 2004, é assessor do Presidente.

A entrevista especial concedida exclusivamente para a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Rússia em São Paulo, durante uma hora, registrou aspectos importantes da visão russa no Brasil.

De forma descontraída, o Dr. Igor Shuvalov falou a revista da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Rússia, “BRXXI A MELHOR VIA DE COMUNICAÇÃO COM A RÚSSIA” , suas opiniões para melhor contribuir nesse relacionamento.

Brasil-RussiaRosset: Vários acordos de cooperação tecnológica foram assinados nos últimos 3 anos entre Brasil e Rússia. Na sua opinião, que outras áreas poderíamos vislumbrar.

Igor Shuvalov: Existem muitas outras áreas em que a cooperação pode ser muito interessante e frutífera para o Brasil.

Poderíamos trabalhar juntos na exploração e extração de minerais. A Rússia tem a melhor tecnologia de armazenamento e transporte de gás, justamente porque temos a maior empresa de gás do mundo que é a GAZPROM

A construção de aviões é um dos pilares da indústria russa, assim como a aeroespacial que certamente lideramos.

O Brasil em alguns anos terá problemas de falta de energia elétrica e nós temos grandes empresas de Engenharia e Equipamentos ( turn key projects ) que poderiam cooperar com empresas brasileiras na construção de usinas hidroelétrica, termoelétrica, eólica, solar e nuclear.

Apesar do alto grau de desenvolvimento das áreas militar, aeroespacial, e de equipamento pesado, negligenciamos a área de produtos de consumo, como por exemplo, fogões, geladeiras, móveis etc. Nesse caso o Brasil poderá produzir na Rússia em parceria.

Brasil-RussiaRosset: Como aumentar o intercâmbio cultural e tecnológico.

Igor Shuvalov: A maior parte dos russos sabem que no Brasil existe o Balé Bolshoi.

Conhecemos o escritor Jorge Amado, compramos telenovelas do Brasil mas ainda assim há um total desconhecimento da maioria dos russos sobre a cultura brasileira.

Se você perguntar a um cidadão russo se está interessado em visitar o Brasil, certamente ele dirá que sim.

São Paulo por exemplo é uma cidade impressionante, o coração financeiro da América do Sul mas os empresários russos desconhecem o potencial de São Paulo para fazer negócios.

Da mesma forma há um total desconhecimento dos brasileiros em relação a cultura russa.

Na minha opinião o Brasil precisa trabalhar sua imagem, fazer marketing na Rússia.

O café do Brasil começou bem, atingindo o paladar dos consumidores russos mas, hoje a maioria dos cidadãos russos não consomem mais o café brasileiro, porque falta um trabalho agressivo de marketing.

Os russos consomem o açúcar do Brasil mas não sabem que esse açúcar é brasileiro. A Rússia é o maior importador de açúcar do mundo e o Brasil, maior produtor.

Existem outros produtos de consumo que o Brasil exporta para Rússia mas inexiste um trabalho de marketing, de divulgação.

Rosset: Um assunto de extrema importância para o Brasil é a licitação da FAB- Força Aérea Brasileira, para renovação dos caças. A Rússia está participando com a fabricante SUHKOI. Qual é a expectativa dos russos em relação a essa licitação:

Igor Shuvalov: A qualidade dos caças SUHKOI é comprovado mundialmente. Muitos países da América do Sul e Asia já adquiriram nossos caças e estão satisfeitos.

Se você analisar as vendas mundiais da SUHKOI e comparar com fabricantes norte-americanos, franceses, suecos verá claramente a superioridade do nosso produto.

A nossa proposta nessa licitação certamente é a melhor, tanto tecnicamente quanto financeiramente. A questão é política.

Rosset: O Seminário “Brasil-Rússia: O fortalecimento de uma parceria” organizado pela Fundação Alexandre de Gusmão sob a presidência da Embaixadora Thereza Quintella, reuniu autoridades, acadêmicos e empresários dos dois países. Qual a sua avaliação desse importantante Seminário.

Igor Shuvalov: O “Seminário Brasil-Rússia, o fortalecimento de uma Parceria” tem um caráter preparatório e devo dizer que a Embaixadora Thereza Quintella foi feliz na escolha de São Paulo, como centro econômico e financeiro da América do Sul.

Acho que o objetivo principal é que os representantes dos segmentos acadêmico e empresarial se conheçam e comecem um intercâmbio.

A aproximação de vários setores da sociedade brasileira e russa e obviamente a continuidade desse processo vai fortalecer a nossa parceria.



Camara de Comercio e Industria Brasil - Russia
Rua Cornélio Pires, 06, Cep: 04320-140 - São Paulo- S.P - Brasil
Telefone/ Fax: +55 11 3637-7143