página inicial
mensagem diretoria
sobre a câmara
acordos
historico
como associar-se
negócios
comunidade
cultura e turismo
feiras
fotos
publicidade
filiais
patrocinadores
dados estatisticos
carta embaixador
contato
     email  e-mail
site criado e desenvolvido por WbCD

http://www.advocaciarsilva.com.br/

Portal do Estado de São Paulo

Cummins

J&J





Artigos de Peter Palms em Inglês

Brazilian Beef

Abitrigo

Café Mogi

Sadia

abef






abipecs

Download do Adobe Acrobat Reader

A recepção pelo Brasil dos investimentos diretos da Rússia e os capitais brasileiros destinados à Rússia

Os dados do Banco Central do Brasil mostram que a recepção brasileira de investimentos russos foi nula, até 2001, e de apenas US$ 0,02 milhões, em 2002. Tal fato pode ser atribuído, em parte, a diversos fatores: à era soviética (até 1991), à fase de transição da Rússia para uma economia de mercado, à crise da moratória da Rússia (em 1998) e, finalmente, à preferência dos russos por investimentos na Comunidade de Estados Independentes.

Dois exemplos, contudo, indicam que atualmente existe interesse russo pelo Brasil. O primeiro é que, liderados pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Rússia, um grupo de empresários da Rússia abriu negociações com donos de curtumes de Goiás para a instalação no Estado de uma fábrica para a produção de sulfato básico de cromo, insumo utilizado no curtimento do couro "wetblue".

O segundo exemplo deriva da possibilidade do Niva, jipe da marca russa Lada, voltar ao mercado brasileiro pelas mãos dos próprios russos. Ele será importado do Uruguai da empresa Rusia Automotriz. A Rusia Automotriz - que já tem outros acordos com a Avtovaz, fabricante da linha Lada na Rússia - assinou contrato para começar a produzir o jipe Niva em Montevidéu, nas instalações de uma montadora local, a uruguaia Oferol.

Por outro lado, não há registro pelo Banco Central do Brasil de capitais brasileiros na Rússia.

De resto, vale destacar dois fatores que concorrem para promover o investimento russo no Brasil e os capitais brasileiros na Rússia: primeiro, o desempenho da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Rússia, sediada em São Paulo; e segundo, o papel do cônsul honorário do Brasil no Noroeste da Federação Russa, que é o atual presidente da Baltika Brewery. A Baltika Brewery é a maior produtora de cerveja da Rússia, com fábricas em São Petersburgo, Samara, Khabarovsk, Tula e Rostov.
receita federal

Camara de Comercio e Industria Brasil - Russia
Rua Cornélio Pires, 06, Cep: 04320-140 - São Paulo- S.P - Brasil
Telefone/ Fax: +55 11 3637-7143